• Licenciatura em Engenharia Civil – FEUP – Outubro 1973
  • Doutoramento em Engenharia Civil – FEUP – Junho 1987
  • Ordem dos Engenheiros (OE) – Membro Efetivo
  • Grupo Português de Pré-esforçado (GPPE)
  • Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG)
  • International Society for Rock Mechanics (ISRM)
  • International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering (ISSMFE)
  • American Society for Civil Engineering (ASCE)
  • International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE)
António Campos e Matos
Sócio-Gerente

António Campos e Matos, sócio gerente e fundador do GEG, conclui o curso de Licenciatura em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1973 , onde assume de imediato as funções de Assistente.

Em 1987, obtém o Doutoramento em Engenharia Civil pela FEUP, com uma tese na área de Fiabilidade e Risco designada Verificação da Segurança em Maciços de Solos e Rochas. É, desde essa altura, Professor Auxiliar da instituição. A par da docência universitária e da investigação científica, desenvolve atividade profissional como engenheiro civil desde 1973.

Em 1987, funda o GEG – Gabinete de Estruturas e Geotecnia com o Eng.º José Vaz Pinto. Sob a sua coordenação, são desenvolvidos projetos emblemáticos, em Portugal e internacionalmente, fazendo crescer a empresa, em experiência e competências das equipas de engenheiros. Salientam-se os projetos realizados no âmbito dos transportes, como autoestradas, linhas-férreas, metros, portos e aeroportos e a consultoria realizada no âmbito da geotecnia.

Como sócio gerente do GEG assume a responsabilidade da atividade de desenvolvimento de negócio da empresa, com destaque para a internacionalização e coordenação de projetos nos mercados de África e América Latina.

Ao longo de sua carreira académica e de docente, foi responsável por diversos estudos, projetos e teses no domínio das Estruturas, Geotecnia e Risco. Assegura a regência de várias disciplinas e seminários nos cursos de Licenciatura e Mestrado, bem como a orientação de projetos de investigação.  No mesmo contexto, participa em linhas de investigação, sendo o responsável pelo primeiro projeto de investigação realizado em Portugal na área da Alta Velocidade Ferroviária e pela publicação de uma ampla diversidade de estudos e artigos científicos internacionais. Realiza e coordena estudos, projetos e teses no campo do Risco Geotécnico em Linhas Ferroviárias, bem como no campo da análise de segurança em escarpas e encostas. É fundador, em 2006, do CERUP – Centro de Riscos da Universidade do Porto e do CSF – Centro de Conhecimento da Ferrovia.

António Campos e Matos promove e coordena a relação da empresa com as universidades como forma de fortalecer a inovação e a pesquisa no GEG e criar relações com as comunidades onde a empresa atua. É responsável pelos protocolos e acordos de atividades celebrados entre o GEG e as Universidades do Porto e Minho e as Universidades da Argélia (2006) e Líbia (2008).

Scroll Up