• Licenciatura em Engenharia Civil (Geotecnia) – FEUP – 2001
  • Ordem dos Engenheiros (OE) – Membro Efetivo
  • SPG – Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Mário Durão
Gestor de Projeto
Geologia & Geotecnia

Mário Durão licenciou-se no ano de 2001 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Engenharia Civil, na opção de Geotecnia.

É colaborador no GEG – Gabinete de Estruturas e Geotecnia desde Abril de 2002. Atualmente desempenha as funções de Gestor de Projeto no Departamento de Geologia e Geotecnia.

A sua experiência na área de projeto está vocacionada principalmente para atividades associadas a geotecnia e obras subterrâneas incluindo escavações e contenções periféricas, fundações especiais, túneis, estabilização de taludes, reforço e recalçamento de fundações, estruturas de suporte de terras (muros convencionais, em consola, pregados, escorados, ancorados, gabiões, aterros armados, etc.), tratamento de terrenos, planos de instrumentação e observação, ensaios de carga de obras geotécnicas, entre outros.

Tem desempenhado ainda funções na assistência técnica em obras, designadamente de apoio a empresas de Fiscalização. Tem ainda experiência relevante ao nível da modelação geotécnica com os programas de cálculo automático comerciais (Plaxis2D 2016, Phase2 7.0, Settle3D 2.0, SLIDE 7.0, FB-MultiPier, entre outros).

Participou em diversas iniciativas e acções de formação profissional complementar nomeadamente: Curso sobre “Túneis em Meios Urbanos”; Workshop sobre “Técnicas de amostragem em solos e rochas brandas e controlo de qualidade”; Curso sobre “Embankments and Cuts on Clays. Casos de Obra”, Workshop sobre “Tunnels for High-Speed Railways”; 3° Seminário Internacional da Comissão Portuguesa de Túneis e Obras Subterrâneas (CPT); Seminário – Geotecnia Portuária – Condicionamentos geotécnicos em estruturas portuárias; Curso de Preparação Intensiva para Exame de Certificação PMP.

Scroll Up