Ciência

GEG no seminário “Engenharia Geotécnica na Reabilitação do Património Construído”

28 Fevereiro, 2014

No dia 26 de Fevereiro de 2014, o GEG participou no seminário Engenharia Geotécnica na Reabilitação do Património Construído, organizado pela Ordem dos Engenheiros, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Porto.

O GEG apresentou o projeto “CRIL – Circular Regional Interna de Lisboa – o Túnel de Benfica“, com ênfase na Suspensão dos Aquedutos das Águas Livres e Francesas.

Além de outras singularidades, como o atravessamento da linha ferroviária de Sintra, o atravessamento de canais, como o caneiro da Damaia e da Alcântara, a proximidade de edifícios e a necessidade de controlo dos seus assentamentos, em projeto e durante a obra, a construção do Túnel do Benfica obrigou à suspensão dos aquedutos das Águas Livres e das Francesas.

A suspensão destes aquedutos centenários na laje superior do túnel do Benfica conduziu ao estudo detalhado do comportamento estrutural e à utilização de soluções estruturais inovadoras, de modo a garantir deslocamentos mínimos, que não afetassem a estrutura dos aquedutos.

Mais informação em:
http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/seminario-engenharia-geotecnica-na-reabilitacao-do-patrimonio-construido/.

Notícias relacionadas

+ MAIS NOTÍCIAS

Scroll Up