Ciência

GEG no simpósio “Energia Solar: Caminhos do Futuro”

24 Outubro, 2014

Nos dias 6 e 7 de Outubro de 2014, ocorreu na Universidade de Évora um simpósio promovido pelo Instituto Português de Energia Solar (IPES), com o tema “Energia Solar: Caminhos do Futuro”. No âmbito deste simpósio foi realizada uma visita aos PECS e foi apresentado o desenvolvimento dos estudos de investigação realizados com base nestes PECS.

A Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares de grande dimensão (PECS) inclui-se num importante projeto de investigação desenvolvido pela Universidade de Évora (UE). O GEG foi responsável pelo projeto de estruturas e fundações desta plataforma de ensaios.

A construção de bancos de ensaios de concentradores solares assente em dois eixos permite a utilização de um ensaio de módulos de grande dimensão (18 x 13 m), a temperaturas até 400 ºC (circuito de óleo térmico). A instalação deste tipo de equipamentos permite alargar o âmbito das aplicações da energia solar térmica, nomeadamente em setores como termoeletricidade solar e calor de processo industrial. Neste momento estão a ser desenvolvidos estudos para o desenvolvimento de normas, certificações de produtos e outros elementos, que permitam estabelecer critérios objetivos de qualidade, aumentando assim a fiabilidade da sua aplicação.

Notícias relacionadas

+ MAIS NOTÍCIAS

Scroll Up