Comunidade

5 Ferramentas Para Aliviar O Stress Festivo  

23 Dezembro, 2020

Disclaimer: este post não é um Do It Yourself onde ensinámos a usar ferramentas para cozinhar bolachinhas tradiconais, como fazer aqueles embrulhos perfeitos, nem como decorar a sua árvore.

As ferramentas que aqui vamos enumerar podem não ser palpáveis e não ter cheiro a canela, mas podem fazer a diferença na celebração das festas, durante a pandemia.


A época que atravessamos é uma altura especial, um tempo de alegria e de família. Normalmente, esta altura do ano já é muito stressante, pelas mais diversas razões. Em 2020, a pandemia de COVID-19 veio exacerbar esses motivos, sejam eles financeiros, cansaço, medo ou solidão.

Felizmente, existem ferramentas que nos podem ajudar a lidar com este diferente tipo de stress.

 

5 FORMAS DE ALIVIAR O STRESS FESTIVO

 

  1. Gerir Expectativas. Por razões fora do nosso controlo, este período de festas vai ser diferente. É a realidade a que temos de nos adaptar e, de igual modo, ajustar as nossas expectativas. Ao fazermos a nossa parte, para combater a propagação do COVID-19, garantimos que voltamos a ter uma vida normal o mais cedo possível.
  2. Usar a Internet. Use e abuse de ferramentas de videochamada, para tornar este período o menos solitário possível: Zoom, WhatsApp ou Skype. Vale tudo para estar perto dos seus familiares e nutrir a saúde mental, a sua e deles.
  3. Seja positivo. Está quase sempre em último na nossa checklist. Contudo, este ano, temos mesmo que valorizar o que temos e aproveitar todos os momentos. Neste período, cultive a positividade.
  4. Praticar Mindfullness. Permita-se desacelerar e apenas aproveite o momento, focando-se numa coisa de cada vez…ah! E não se esqueça de respirar fundo.
  5. Manter-se ativo. Férias não precisam de ser sinónimo de sedentarismo. A sua saúde mental não gosta disso. A prática de exercício físico regular, seja andar pela vizinhança ou pequenos exercícios em casa, mantém os seus níveis de serotonina no lugar.

Descubra os conselhos da DGS para celebrar a época natalícia em segurança, aqui

Notícias relacionadas

+ MAIS NOTÍCIAS

Scroll Up