Created with Sketch.
Ambiente - Água

Aproveitamento Hidroagrícola do Mira

Created with Sketch.
Ambiente - Água

Aproveitamento Hidroagrícola do Mira

SOBRE

O projeto incluiu diversas intervenções geotécnicas ao longo dos 40 km do canal condutor geral do sistema de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, construído há mais de 35 anos, e que foi previamente submetido a uma intervenção de impermeabilização completa.

Como consequência das condições climáticas rigorosas ocorridas no Inverno de 2000 e Primavera de 2001, ocorreram vários deslizamentos e queda de rochas ao longo de 31 taludes de aterro localizados sobre a estrutura do canal hidráulico construída em betão armado ao longo de 4.000 m. A maior parte das soluções aplicadas compreenderam sistemas de redes para revestimentos dos taludes e proteção de queda ou deslizamento do maciço rochoso combinado com pregagens no solo, e ainda barreiras de espera com perfis metálicos. Nas soluções também foram implementados sistemas de drenagens.

Além dos taludes de escavação acima do canal de irrigação, também existiram diversos problemas geotécnicos nos taludes de aterros adjacentes e nos acessos rodoviários paralelos ao canal. Em algumas secções, o aparecimento de cursos de água indesejados por detrás do revestimento provocou a erosão e inclusive o deslizamento de consideráveis porções de aterros, danificando assim os acessos rodoviários e deixando o revestimento do canal completamente desprotegido.

As soluções propostas compreenderam a execução de muros de gabiões na base dos aterros e posterior correção dos aterros e também a colocação em diferentes camadas de mantas drenantes e geossintéticas e de geotêxteis de reforço.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2001
Created with Sketch. Cliente: 
Tecnasol - FGE
Created with Sketch. Serviços: 
Projeto de execução, Engenharia geotécnica, Estudos geológicos e geotécnicos, Sistemas e perímetros de irrigação (hidroagrícola)
LOCALIZAÇÃO
Beja, Portugal
Scroll Up