Created with Sketch.
Ambiente - Energia

Aproveitamento Hidroelétrico do Fridão

SOBRE

O projeto para o Aproveitamento Hidroelétrico do Fridão no Rio Tâmega envolveu a construção da Barragem do Fridão e de uma barragem secundária a jusante, cuja função principal é controlar o caudal de água, reduzindo o impacto que a descarga de água da barragem principal poderia provocar no rio Tâmega. Com esta medida são evitadas cheias a jusante da barragem.

A variação diária esperada do nível de água no reservatório a jusante é de 9 m (com base nos dados fornecidos pelo cliente, entre as cotas +77 m e +86 m). Tendo em conta esta possível variação diária, tornou-se necessário realizar um levantamento de toda a área, para gerar um mapeamento de risco geotécnico e para analisar a estabilidade das encostas que irão ser afetadas, com o objetivo de avaliar as medidas necessárias para a estabilização e proteção das encostas.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2009
Created with Sketch. Cliente: 
EDP Produção
Created with Sketch. Serviços: 
Estudo prévio, Avaliação e investigação local, Aproveitamentos Hidroelétricos, Estudos geológicos e geotécnicos, Engenharia geotécnica, Estabilização de taludes, Avaliação e Gestão do risco, Mapas de risco geológico e geotécnico, Estimativa de custos
LOCALIZAÇÃO
Rio Tâmega, Portugal
Scroll Up