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Ambiente - Água

Canal Colima

SOBRE

A modernização da “Carretera Manzanillo-Minatitlan” previu o aumento do número de vias, para o acesso de veículos pesados ao porto de Colima no México.

Com esse propósito e para se conseguir colocar três vias em cada sentido, a opção recaiu em fechar o canal pluvial de forma a conseguir uma plataforma de 3×3 vias em cada sentido.

O canal pluvial tem um regime de escoamento não permanente, sendo solicitado essencialmente na época de chuvas, conhecido como canal “Rancho Viejo”. O Canal foi ligado a outro existente na zona do porto na costa do pacífico.

Neste âmbito executaram-se duas soluções de caixão em betão armado, de dimensões [12,50 m x 2,50 m], ao longo de 1.500 m, e [5,00 m x 3,00 m], ao longo de 400 m.

Em face da permanência de tráfego pesado na via adjacente, todos os trabalhos foram executados no período noturno, com a execução das terraplenagens, colocação dos vários caixões e tampa pré-esforçada.

Neste projeto foi ainda apresentada uma nota técnica relativa ao sistema de elevação da secção pré-fabricada do caixão de betão com 12,5 m de largura. A secção de betão foi verificada para garantir a sua resistência às cargas geradas pelo processo de elevação, sendo a estrutura de elevação verificada para as cargas provenientes da estrutura de betão durante o processo.

O sistema de elevação definido consistiu em dois perfis metálicos HEA 450, ligados à secção de betão em três pontos cada (dois laterais e um central) de acordo com a seguinte imagem. Os dois perfis HEA 450 foram ligados no seu ponto central e nas extremidades por perfis metálicos IPE200. As três ligações foram garantidas por sistemas tipo Dayton e cabos de aço com a capacidade de resistir às cargas calculadas.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2014-2015
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Mota-Engil México
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LOCALIZAÇÃO
Manzanillo, México
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