Created with Sketch.
Edifícios - Públicos

Centro Cultural em Constantine

SOBRE

O Centro Cultural integrou o programa inicial da Capital da Cultura Árabe 2015. O conjunto edificado incluía três programas distintos, o Palácio da Cultura, um espaço para espetáculos diversos, uma Biblioteca e um Museu, com uma área coberta total de 50.000 m3. Estes programas são abordados num único volume, que assenta numa praça comum com cerca de 4 hectares de área de implantação. Existem ainda 2 pisos enterrados de estacionamento, com uma capacidade de cerca de 2.300 lugares de parqueamento.

O GEG foi responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos de engenharia, na fase de estudo prévio, com especial ênfase para o estudo geológico e geotécnico, plano de Instrumentação e observação, projeto de estabilidade de taludes e estruturas de contenção e os projetos de estruturas, fundações e instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas.

A implantação inicial deste centro numa das encostas de Bardo, na zona norte da cidade de Constantine, era caracterizada pela considerável escavação necessária à execução dos edifícios e respetivas caves.

A complexidade geológico-geotécnica, a sismicidade, o declive e potencial de escorregamento das encostas em referência e o escasso tempo de construção, constituíram fatores que condicionaram a conceção das soluções. Deste modo, foram estudadas e desenvolvidas soluções e metodologias que se coadunassem com o curto período de construção existente. São exemplo disso: o recurso a estruturas metálicas, elementos pré-fabricados, estudo da implantação dos edifícios e respetivas caves por forma a minimizar os volumes de escavação, aterro e contenções necessárias, as fundações e respetivos faseamentos construtivos.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2013
Created with Sketch. Cliente: 
Andrade Gutierrez
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Constantine, Argélia
Scroll Up