Created with Sketch.
Ambiente - Energia

Estação de Bombagem de Hamriyah

SOBRE

A Estação de Bombagem de Hamriyah é a maior do Emirado e localiza-se no interior do complexo da Estação de Energia e Dessalinização de Hamriyah, próxima do Porto e da Zona Franca de Hamriyah, no Norte de Ajman.

Os serviços de consultoria prestados pelo GEG compreenderam o projeto e a fiscalização da construção relativa aos sistemas de admissão e de descarga de água do mar na Estação de Hamriyah para a produção de energia e dessalinização da água, a pedido da Sharjah Electricity e Water Authority (SEWA) para a Sogreah Gulf FZCO (Sogreah).

O âmbito dos trabalhos relativo à futura estação de bombagem de água salgada para a Estação de Hamriyah envolveu ainda a construção das estruturas de admissão e de descarga, em adição à estação de bombagem. A estação de bombagem irá consistir numa estrutura de betão armado com um único andar e com uma profundidade prevista para a parte inferior da estação de 13m sob a cota final do terreno. A estratigrafia do solo no local proposto para a estação de bombagem consiste num aterro de areia sobre a camada de areia existente. Dentro da camada de areia existente foi observada ainda a presença de uma camada de silte em algumas partes da localização do projeto. Foram encontrados lençóis freáticos, frequentemente, em profundidades variáveis de 1,6 a 2,8 m abaixo da superfície do solo atual.

Como consequência do elevado crescimento da procura e das considerações ambientais, existe uma grande necessidade de expandir as instalações de produção de água por dessalinização, mantendo ou reduzindo a abstração de águas subterrâneas e, parcialmente, a dessalinização que utiliza sistemas de osmose reversa (RO) de água salobra.

Baseado nas recentes boas experiências de aplicação da tecnologia de osmose reversa e da fiabilidade das suas operações, a SEWA decidiu recorrer a esta tecnologia de dessalinização RO para usufruir dos benefícios económicos em termos de custos de capital e de custos operacionais. Na Estação de Hamriyah foram planeadas tecnologias de dessalinização híbridas com 71,5 % de osmose reversa (RO) e 28,5 % de multi-efeito de destilação (MED), com o objetivo de maximizar a eficiência geral da estação e de operar com um menor custo de produção de energia e de dessalinização de água. A capacidade total de dessalinização planeada para a Estação de Hamriyah é de 140 MIGD.

O projeto com o maior impacto individual na capacidade de produção é a Estação combinada de Produção de Energia e Dessalinização de Hamriyah, que terá uma capacidade de produção de energia de cerca de 2,600 MW através de turbinas de gás em ciclo combinado e de 140 MIGD através da dessalinização, divididos por 40 MIGD através do multi-efeito de destilação (MED) e 100 MIGD por osmose reversa de dessalinização (RO) para suprir as necessidades de energia e água adicionais do Emirado até 2018.

De acordo com o plano original até 2021, a Estação de Energia de Hamriyah beneficiará de uma capacidade total de dessalinização de 140 milhões de galões de água potável por dia com a instalação individual da Fase 1 do sistema RO com uma capacidade total de 20 milhões de galões por dia em 2010, e das instalações de dessalinização MED com uma capacidade total de 20 milhões de galões por dia em 2011, enquanto que no período entre 2013 e 2021 se irá assistir a uma produção de mais de 80 milhões de galões por dia em RO e 20 milhões de galões por dia em MED com uma taxa de 20 milhões de galões por dia em etapas de dois em dois anos.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2012-2013
Created with Sketch. Cliente: 
Sogreah Gulf
Created with Sketch. Serviços: 
Apoio em fase de Concurso, Engenharia geotécnica, Análise e interpretação dos resultados da prospeção, Estudos geológicos e geotécnicos, Escavações e Terraplenagens, Projeto de fundações, Fundações tipo estacas e microestacas, Modelação geotécnica e geológica, Mapas de quantidades
LOCALIZAÇÃO
Sharjah, Emirados Árabes Unidos
Scroll Up