Created with Sketch.
Edifícios - Indústria & Ciência

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)

SOBRE

Ocupando uma área de 47.000 m2 na zona Este de Braga, nas imediações do campus de Gualtar da Universidade do Minho, o INL divide-se em 3 edifícios e tem uma área de construção de 2.600 m2. O Main Scientific Building é onde se localizam a clean room (com 1.200 m2) para a micro e nano fabricação central, os laboratórios de caracterização e o suporte dos recursos centrais de biologia e bioquímica. Este edifício integra ainda um auditório com 250 lugares e duas salas de conferência, com capacidade para 50 lugares cada, uma área dedicada aos serviços administrativos, biblioteca e cantina. O edifício Lab & Office Wing é onde se localizam laboratórios e gabinetes dos investigadores e, ao nível da cave, o parque de estacionamento. Como apoio a este pólo de investigação foi também construído um edifício para estadias de média duração designado por Social Support Building.


A participação do GEG neste projeto fast-track, como projetista de estruturas e fundações, esteve integrada numa equipa projetista internacional, tendo recebido inputs de especialistas de diferentes campos. A contribuição de todos foi essencial para concretizar um projeto de singular importância a nível internacional.

Os edifícios destinados a instalações de investigação são construções complexas. Dificilmente qualquer outro edifício tem de cumprir uma gama tão vasta de características funcionais e requisitos técnicos e por estas razões, estes edifícios, são dispendiosos de construir e operar. Eles representam meios de produção inovadores e, como tal, são expostos a tecnologias em constante alteração e modos de operação que implicam a necessidade de se adaptar continuamente a novos projetos de investigação. No caso da nanotecnologia, desenvolvimentos científicos recentes têm dado origem a uma geração nova de máquinas e equipamentos, que são altamente sensíveis a campos eletromagnéticos, acústicos e à influência de vibrações.

A conceção dos edifícios foi fortemente influenciada pelas condicionantes resultantes da sua localização e do uso a que se destina. Descrevem-se algumas destas condicionantes e o seu impacto no projeto.

  1. A instalação de equipamentos de elevada precisão implica a consideração de limites de vibração muito exigentes. Estes tiveram de ser atingidos num edifício localizado na vizinhança de arruamentos que são uma fonte de ruído e vibrações.
  2. Os pisos foram dimensionados para valores de sobrecarga elevados (de 7.5 kN/m2 até 22.5 kN/m2).
  3. A adoção de materiais compatíveis com os requisitos de interferência eletromagnética condicionou o dimensionamento de alguns elementos estruturais.
  4. A concretização e materialização dos requisitos arquitetónicos com recurso a grandes vãos e a utilização de certas áreas (modelação de pilares adequada ao layout dos equipamentos).
  5. Reduzida capacidade do horizonte de fundação e a existência de um nível freático muito superficial, acima do nível das caves.

Foram também privilegiadas as soluções que se traduziam numa redução do tempo de construção dado o limitado prazo para a execução da obra. Particular atenção foi dispensada à definição de processos construtivos capazes de concretizar as estruturas propostas de forma eficiente.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2009-2010
Created with Sketch. Cliente: 
BMM Arquitetos
LOCALIZAÇÃO
Braga, Portugal
Scroll Up