Created with Sketch.
Transportes - Linhas férreas

Linha férrea Faw-Zakho

Created with Sketch.
Transportes - Linhas férreas

Linha férrea Faw-Zakho

Created with Sketch.
Transportes - Linhas férreas

Linha férrea Faw-Zakho

SOBRE

O GEG desenvolveu, a pedido da Andrade Gutierrez, uma estimativa de custo para cerca de 1.800 km de linhas férreas integrantes da rede ferroviária iraquiana, ligando as cidades de Faw e Zakho, englobando cerca de 90 km de novas pontes e viadutos e cerca de 15 km de túneis.

Para além desta análise global, o GEG desenvolveu um Estudo Preliminar específico para um túnel com cerca de 6 km, que passa por baixo do canal Shatt Al Basra, em Bassorá, que é o centro industrial e cultural do Sul do Iraque.

Este atravessamento do canal está incluído na ligação ferroviária Bassorá-Faw, que é parte integrante da rede de infraestruturas que ligará Bassorá ao porto de águas profundas na península de Faw, facilitando o comércio internacional. Esta linha ferroviária tem o objetivo de melhorar o transporte de passageiros e mercadoria, criando uma ligação mais rápida, segura e competitiva aos mercados internacionais.

Este estudo englobou a definição de soluções para estabilização das escavações em materiais de baixa resistência, nomeadamente lodos típicos da região do delta dos rios Tigre e Eufrates, com especial importância para a estabilização do fundo de escavação, com recurso a soluções mistas de jet grouting e estacas, e o rebaixamento localizado do nível freático para permitir uma escavação parcial com recurso a taludes.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2012
Created with Sketch. Cliente: 
Andrade Gutierrez
Created with Sketch. Serviços: 
Estudo prévio, Estimativa de custos, Engenharia Ferroviária, Engenharia e Projeto de Túneis, Estudos geológicos e geotécnicos, Coordenação geral das especialidades
LOCALIZAÇÃO
Faw-Zakho, Iraque
Scroll Up