Created with Sketch.
Transportes - Metro

Metro do Porto – Estação D. João II

Created with Sketch.
Transportes - Metro

Metro do Porto – Estação D. João II

Created with Sketch.
Transportes - Metro

Metro do Porto – Estação D. João II

SOBRE

A Estação D. João II era, na altura da construção, uma estação terminal da Linha Amarela do Metro do Porto. O projeto desta estação compreendeu uma subestação de alimentação elétrica de tração, prolongamento do metro e das infraestruturas ao longo de 350m, e sistemas de telecomunicações e de sinalização, para apoio de uma grande parte desta linha. Como não existia espaço para a construção desta subestação à superfície, o GEG projetou uma estrutura subterrânea, sob a estação.

A profundidade máxima de escavação foi de cerca de 6,30 metros, suportada por perfis verticais e pranchas de madeira. Os perfis verticais foram colocados antes de começar a escavação, e as pranchas de madeira foram colocadas à medida que a escavação prosseguia. A estrutura de contenção provisória foi suportada por escoras.

Um dos principais desafios foi o projeto e construção da estação de metro, no centro de uma das avenidas mais movimentadas de Gaia, e tornar a linha de metro compatível com a rodovia paralela.

O GEG foi o responsável pelas fases de Estudo Prévio, Anteprojeto e Projeto de Execução de todas as especialidades, incluindo a assistência técnica, apoiado pela estrita relação com a empresa Metro do Porto.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2005-2008
Created with Sketch. Cliente: 
Metro do Porto, S.A.
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Área Metropolitana do Porto, Portugal
Scroll Up