O GEG encontra-se a desenvolver o projeto de execução para a construção do novo aeroporto principal de Ruanda em Kigali, para a construtora Mota-Engil Africa.
O projeto do New Bugesera International Airport (NBIA) envolve a construção de um novo aeroporto a aproximadamente 23 km a sudeste da cidade de Kigali. O aeroporto estará situado nas regiões de Rilima e Juru pertencentes ao distrito de Bugesera, na Província Oriental de Ruanda.
O novo aeroporto oferecerá uma porta de entrada de classe mundial para Kigali e Ruanda, com a flexibilidade e potencialidade de expandir-se e desenvolver-se como um importante “hub” na região da África Oriental. O estudo prévio foi desenvolvido pela empresa austríaca Airport Design Management (ADM).
O novo Bugesera International Airport terá uma capacidade inicial de 1,7 milhões de passageiros por ano e um investimento inicial estimado em cerca de 375 milhões de euros (construção da primeira fase).
O aeroporto, que ocupa uma área de cerca de 2,500 hectares, compreenderá uma pista com 3.750 metros, um terminal de passageiros moderno e inovador, um hangar para manutenção, um terminal presidencial e de cargo, um edifício de escritórios para os stakeholders e todas as infraestruturas necessárias para a sua operação. Esta infraestrutura estará ainda equipada com alguns dos mais recentes recursos para a movimentação de carga, manutenção de aeronaves, serviços de catering, entre outros equipamentos.
O âmbito deste projeto inclui ainda uma via-rápida que liga o aeroporto à estrada nacional KK-15, localizada na periferia norte da vila de Karamuna. A construção desta via-rápida iniciar-se-á durante o ano de 2018.
No âmbito deste projeto o GEG é responsável pela coordenação e projeto de todas as engenharias, incluindo as estruturas e infraestruturas de dezanove edifícios (que englobam desde o Terminal de Passageiros, ao Hangar, Torre de Controlo, Edifício de escritórios, Terminal de Cargo e Presidencial, entre outros importantes edifícios de apoio) e das infraestruturas do aeroporto, nomeadamente os projetos envolvidos na construção da pista e respetivos taxiway de acesso; as estradas localizadas no aeroporto (lado terra e ar) e uma via-rápida de ligação à capital Kigali com cerca de 17 km.
Neste projeto o GEG tem vindo a desenvolver os projetos integralmente em BIM, em coordenação com a arquitetura, de modo a oferecerem ao cliente modelos totalmente integrados e coordenados que facilitem a rapidez de construção.