Created with Sketch.
Ambiente - Energia

Pedreira de Gouvães

SOBRE

A Pedreira de Gouvães, através das suas instalações para exploração do maciço granítico existente na região, será responsável pelo fornecimento de agregados às centrais de betão de apoio à construção do sistema electroprodutor do Tâmega (SET).

O SET é constituído por 3 barragens, sendo a Iberdrola o Dono de Obra deste empreendimento. A pedreira ocupa uma superfície de cerca de 278 mil metros quadrados, sendo a área de exploração cerca de 133 mil metros quadrados e a área da instalação de cerca de 142 mil metros quadrados.

O GEG foi responsável pelo desenvolvimento do Projeto de Execução de diversas especialidades, nomeadamente:

  • Projeto Rodoviário e Terraplenagens, que incluiu as especialidades de Traçado, Terraplenagem dos acessos e plataformas de trabalho, Drenagem longitudinal e transversal, Sinalização e Pavimentação. Incluiu também a beneficiação da EM557, desde a N206 até entrada da pedreira, com especial destaque para os dois pontões construídos de forma a permitir a passagem da estrada sobre o rio Torno e um curso de água afluente;
  • Projeto Estrutural das estruturas de apoio (escritórios, instalações sociais, oficinas, muros de contenção na zona da tolva, etc.) e equipamentos industriais de exploração, com especial destaque para o Projeto de Fundações dos silos de inertes e dos tapetes rolantes para transporte do inerte transformado;
  • Projeto de Infraestruturas Hidráulicas, que incluiu toda a rede de distribuição de água para os edifícios de apoio e equipamentos, rede de saneamento de águas pluviais e residuais, estação elevatória e estação de tratamento e rede de hidrocarbonetos, garantindo que as águas recolhidas nas áreas de trabalho são tratadas e relançadas no rio Torno.

Com base na definição fornecida da instalação industrial e de todos os equipamentos necessários, o GEG foi responsável pela coordenação das diversas especialidades de projeto, em articulação com o cliente (DST), com o Dono de Obra (Iberdrola) e com alguns dos fornecedores específicos da obra como sejam os pré-fabricadores das box-culverts para os pontões e do projetista da superestrutura dos silos.

De salientar que as soluções propostas tiveram em conta o facto de, após o período de exploração, será necessário proceder ao desmantelamento da pedreira e respetiva recuperação paisagística do local.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2016-2017
Created with Sketch. Cliente: 
DST – Domingos da Silva Teixeira
Created with Sketch. Serviços: 
Projeto de execução, Consultoria e assistência técnica em obra, Projeto Rodoviário, Escavações e Terraplenagens, Projeto de fundações, Obras de contenção, Estabilização de taludes, Engenharia Hidráulica, Gestão de infraestruturas hidráulicas, Tratamento e Transporte de água, Estações elevatórias
LOCALIZAÇÃO
Vila Real, Portugal
Scroll Up