Created with Sketch.
Transportes - Pontes & Viadutos

Ponte sobre o Rio Bua

SOBRE

O projeto da Ponte sobre o Rio Bua insere-se no empreendimento de requalificação da estrada  “Old airport – Kwanyanda-Santhe and the Kmanyanda-Kasiya Spur (S117/1342) road project”.

O projeto desenvolvido para a Mota-Engil África, para transposição do rio Bua, corresponde ao desenvolvimento de uma solução alternativa ao projeto original por forma a adaptar-se aos materiais e técnicas construtivas disponíveis no local.


Solução estrutural

A ponte é constituída por 4 vãos simplesmente apoiados com uma extensão total de 82.55m entre eixos de encontros. O tabuleiro, com uma largura de 10.85m é constituído por 7 vigas pré-fabricadas do tipo I, e por uma laje complementar. Os encontros são fechados, em cofre, fundados num maciço de estacas. Os alinhamentos de pilar são constituídos por 2 unidades Ø200cm sobre maciço único de encabeçamento de estacas. A travessa dos pilares foi projetada para ser pré-fabricada, o que permitiu obter maior ritmo construtivo da estrutura.

O GEG desenvolveu, igualmente, por solicitação do cliente, os desenhos de detalhamento de armaduras, tendo para tal recorrido a metodologias de modelação BIM que permitem a modelação tridimensional e parametrizada de toda a geometria e armaduras da estrutura.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2015-2016
Created with Sketch. Cliente: 
Mota-Engil África
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Lilongwe, Malawi
Scroll Up