Created with Sketch.
Transportes - Túneis

Túnel de Zaouiat Ait-Mellal

SOBRE

Este projeto compreendeu a estabilização de um talude localizado sobre a entrada do Túnel Zaouiat Ait-Mellal com 546 m de extensão, como parte de uma via rápida nacional, ligando Imintanout e Argana, em Marrocos.

A necessidade de estabilização ocorreu principalmente durante a fase de construção do mesmo, e para tal foi especificada e aplicada uma barreira dinâmica para proteção contra a queda de rochas, como especificado no projeto original.

No entanto, a escolha de uma solução a longo prazo foi apontada como a melhor possibilidade, e para tal o empreiteiro Tecnovia, requisitou ao GEG o estudo de uma solução alternativa.

O GEG estudou a aplicabilidade de uma solução constituída por uma malha metálica com redes e cabos de aço pregados em profundidade com vista a amarrar os blocos instáveis e a evitar assim a sua contínua descompressão. Este estudo resultou na elaboração de um parecer técnico que indica as vantagens das medidas de estabilização passiva e de estabilização ativa.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2008
Created with Sketch. Cliente: 
Tecnovia
Created with Sketch. Serviços: 
Serviços de consultoria, Estudo de soluções alternativas, Estudos geológicos e geotécnicos, Obras de contenção, Segurança em túneis
LOCALIZAÇÃO
Marraquexe, Marrocos
Scroll Up