Created with Sketch.
Edifícios - Urbanismo

Urbanização da Quinta da Portela

SOBRE

O complexo residencial localizado em Coimbra, ocupa uma área de implantação de 675.000 m2 e foi projetado a fim de criar 2.000 novos apartamentos.

Os edifícios são constituídos por dois ou três pisos enterrados para parqueamento e comércio, seis pisos elevados para as habitações e uma cobertura não acessível. As fundações e pisos enterrados requereram uma profundidade de escavação de 11 m.


Solução estrutural e geotécnica

As soluções adotadas para as estruturas de contenção consistiram em cortinas de estacas de betão armado, com ancoragens temporárias em certos níveis, que irão ser substituídas na sua função, na fase final, por lajes.

As estruturas são na sua maioria constituídas por lajes fungiforme do tipo FERCA, e apoiadas em pilares de betão armado.

A drenagem prevista do maciço rochoso baseou-se em drenos verticais, com tubos de polietileno de alta densidade, envoltos por geotêxteis, associados a uma tela de drenagem.

A elevada altura e extensão da estrutura de contenção, tornaram necessárias a realização de uma instrumentação/observação em obra, a fim de se averiguar os deslocamentos da estrutura que poderiam ocorrer ao longo da sua execução, e também para permitir a sua comparação com o comportamento esperado de acordo com os modelos de cálculo automático previstos.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2005-2007
Created with Sketch. Cliente: 
Arq. Camilo Cortesão
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Coimbra, Portugal
Scroll Up