Created with Sketch.
Transportes - Pontes & Viadutos

Viaduto da Ribeira da Longra

Created with Sketch.
Transportes - Pontes & Viadutos

Viaduto da Ribeira da Longra

Created with Sketch.
Transportes - Pontes & Viadutos

Viaduto da Ribeira da Longra

SOBRE

A extensão do Viaduto da Ribeira da Longra, entre eixos dos encontros, é igual a 502,0 m (46,6 + 7×58,4 + 46,6). A plataforma da via é dividida em duas metades, pelo eixo, em dois tabuleiros materializando duas estruturas independentes, de caraterísticas semelhantes, tendo cada tabuleiro uma largura total de 14,05 m.

A secção transversal tipo de cada tabuleiro compreende a faixa de rodagem e bermas. Os extremos do tabuleiro são ocupados pelo passadiço de serviço, no exterior, e pela zona do separador central, no interior. A zona do passadiço de serviço é constituída pela guarda de segurança, pela passagem de serviço e pelo guarda corpos.


Solução estrutural

A solução desenvolvida teve em atenção o interesse manifestado pelo construtor numa solução em caixão, executada com recurso a viga de lançamento inferior, com vãos não superiores a 60 m. Os tabuleiros são estruturas contínuas, em betão armado e pré-esforçado longitudinalmente.

Cada tabuleiro é constituído por uma viga em caixão unicelular com uma altura de 3,40 m. O caixão apresenta uma largura na base de 5,20 m aumentando linearmente até 7,20 m junto à laje. Sobre os apoios, pilares e encontros, a viga caixão é dotada de um diafragma, com uma espessura de 1,20 m. Os diafragmas têm uma abertura, bastante grande, com dimensões estudadas de modo a permitir a movimentação do sistema de cofragem do interior da viga.

Cada tabuleiro apoia-se em encontros, nos extremos, e em pilares, nos restantes alinhamentos, sempre com a utilização de aparelhos de apoio. Nos encontros, além dos aparelhos de apoio para cargas verticais, foram instalados aparelhos antissísmicos.

O faseamento construtivo dos tabuleiros, processou-se com recurso a viga de lançamento inferior, com juntas de betonagem a 11,6 m do eixo dos pilares, ou seja aproximadamente a 1/5 do vão.

Existe um pilar por tabuleiro, sendo este igual para todos os alinhamentos e para ambos os tabuleiros. O pilar tem uma secção constante em toda a altura. Trata-se de uma secção poligonal oca com forma octogonal, embora próxima da retangular. As suas dimensões são de 2,50 m x 5,40 m (dimensões do retângulo exterior envolvente) e espessura de 0,40 m. Na zona central do vale, os pilares mais altos têm alturas superiores a 50,0m. No topo dos pilares numa extensão de 2,0 m, a secção é maciça, mantendo-se a sua configuração exterior. As fundações dos pilares são individuais, materializadas por sapatas ou maciços de estacas.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2003-2005
Created with Sketch. Cliente: 
Ascendi
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Braga-Guimarães, Portugal
Scroll Up