Building Information Modeling (BIM)

Building Information Modeling (BIM)

O conceito BIM é uma metodologia de trabalho que tem por base a partilha contínua de informação entre os diversos intervenientes, durante todo o ciclo de vida do edifício, desde a sua conceção até à reabilitação/demolição.

A partilha de informação na metodologia BIM assenta num modelo virtual do projeto, no entanto, a importância do BIM não reside no modelo 3D, mas sobretudo na informação que este contém, funcionando como um repositório central de informação. Este repositório gere toda a informação e integra todos os intervenientes, simplificando o processo de comunicação e transmissão de informação entre todos.

O BIM não só permite otimizar a comunicação entre intervenientes, mas também facilitar o acesso a toda a informação, estando atualizado e disponível aos colaboradores sempre que necessário. Esta mudança de paradigma permite compreender, resolver e acompanhar complexidade e exigência dos projetos modernos com um maior rigor e celeridade.

No GEG o desenvolvimento do BIM é uma das suas principais apostas com o objetivo de tirar, em cada momento, o máximo partido desta metodologia. Desde 2013 que o GEG tem vindo a desenvolver as suas competências na realização de modelos BIM, com a aplicação desta metodologia nos seus projetos e com o desenvolvimento de projetos internos de investigação e desenvolvimento.

Serviços
Created with Sketch. Engenharia de Edifícios
Created with Sketch. Engenharia de estruturas
Created with Sketch. Mecânica, elétrica e hidráulica
Created with Sketch. Arquitetura
Created with Sketch. Gestão de Projeto
Setores Relacionados
Created with Sketch. Edifícios
Created with Sketch. Instalações Desportivas
Created with Sketch. Estruturas Especiais
Scroll Up