Monitorização geotécnica

Monitorização geotécnica

O projeto de monitorização consiste na definição de um conjunto de procedimentos que se servem e se apoiam na instrumentação e observação de estruturas geotécnicas de modo a se controlar o seu comportamento, quer durante a fase de construção, quer durante a fase de exploração.

A monitorização geotécnica revela-se de extrema importância em projetos de maior risco, tais como projetos com grandes escavações e taludes, contenções profundas e túneis, e ainda, em projetos inseridos em zonas com malhas urbanas complexas, com proximidade de edifícios ou estruturas importantes. O GEG tem uma ampla experiência na definição de planos de monitorização geotécnica, aplicados nos mais diversos ambientes geológicos.

No projeto de monitorização são definidos instrumentos e metodologias utilizadas, frequência de medição e critérios de deformação ou alteração expectáveis, aos quais se fazem corresponder diferentes níveis de alerta, consoante as respetivas relevâncias. A contínua observação, medição e controlo permitirá perceber a adaptação do comportamento da estrutura às condições reais a que ficará sujeita e verificar se de facto corroboram os pressupostos do projeto.

Serviços
Created with Sketch. Engenharia geotécnica
Created with Sketch. Prospeção geológico-geotécnica
Created with Sketch. Risco geológico e geotécnico
Scroll Up