Risco geológico e geotécnico

Risco geológico e geotécnico

As análises de risco geológico, inicialmente muito ligadas a problemas de taludes e encostas em maciços rochosos, têm vindo a englobar toda uma série de situações que podem de qualquer forma colocar em risco a circulação de infraestruturas de transporte (ferroviárias e rodoviárias) e que estão ligadas à geologia e geotecnia. Assim, os túneis, os muros de suporte, os aterros, as obras hidráulicas e outras, têm vindo a ser enquadradas neste mesmo conceito.

As análises de risco, que tradicionalmente servem como suporte a planeamento das intervenções, têm vindo a ser utilizadas também noutros âmbitos, quer a montante, na elaboração de propostas e contratos de obra, quer a jusante, como instrumentos de planeamento da manutenção.

A forte capacidade técnica que o GEG dispõe aliada a uma vasta experiência na geologia e geotecnia, permite que as análises de risco geológico e geotécnico que desenvolvemos estejam fundadas na mais competente engenharia.

Os estudos de risco geológico e geotécnico que desenvolvemos permitem fornecer ao cliente importantes instrumentos no planeamento de investimentos a médio e longo prazo, incluindo o planeamento de estudos e projetos para as zonas de maior risco, definindo prioridades ou necessidades mais urgentes de intervenção, definindo planos de manutenção, sistemas de alerta ou de deteção de problemas.

Serviços
Created with Sketch. Engenharia geotécnica
Created with Sketch. Prospeção geológico-geotécnica
Created with Sketch. Monitorização geotécnica
Scroll Up