Created with Sketch.

Metro

Created with Sketch.

Metro

Atualmente a forte pressão nos transportes urbanos das grandes cidades, e com tendência ao agravamento, tem promovido uma intensa procura de respostas sustentáveis a este problema, incluindo o investimento em planos de transportes urbanos integrados, de grande dimensão e complexidade.

O Metro representa uma das mais eficientes alternativas para o desenvolvimento e modernização do transporte de passageiros em áreas urbanas densamente povoadas, com particular mais-valia quando integrado com outas redes de transportes complementares, como autocarros e comboios.

Do conceito e consultoria ao projeto de execução e fiscalização, o GEG promove uma estratégia no desenvolvimento de projetos de metro suportada em quatro vetores:

  • Conforto – a rede de metro deve ser um marco fundamental de conforto, tanto para os utilizadores como para outros cidadãos afetados, proporcionando fáceis acessos, o controlo do ruído e vibração entre outros fatores relevantes.
  • Segurança – através da opção de soluções de engenharia de confiança e com a definição de sistemas de segurança e de evacuação adequados.
  • Eficiência – através da proximidade das estações a locais urbanos estratégicos e interfaces de transportes, da escolha de um sistema de transporte eficiente em tempo e energia.
  • Sustentabilidade – a forma como o metro se relaciona com a configuração espacial e funcional da cidade, a compreensão e adaptação às condições locais, a redução da poluição e do trânsito.

A experiência do GEG no desenvolvimento de projetos em metros iniciou-se no Porto com a elaboração de diversos estudos e projetos para a Metro do Porto, tendo-se expandido posteriormente com a realização de projetos em Lisboa, no Metro Sul do Tejo e Metro de Lisboa, no Brasil, Qatar e México.

Os nossos projetos neste setor revelam soluções sustentáveis e integradas com a malha urbana e com as necessidades das cidades onde se inserem, desenvolvidas tanto em linhas subterrâneas e elevadas, como para linhas à superfície. Nos serviços prestados neste setor destacam-se os estudos de value engineering, de viabilidade técnica e económica que permitem aferir o custo-benefício destes sistemas, os projetos de execução e a fiscalização de estações, linhas e túneis, e a consultoria sobre sistemas construtivos, como por exemplo, o caso das tuneladoras.

Serviços Relacionados
Created with Sketch. Metro e Ferrovia ligeira
Created with Sketch. Via-férrea
Created with Sketch. Túneis
Created with Sketch. Geologia & Geotecnia
Created with Sketch. Projeto de Infraestruturas
Created with Sketch. Estações e Terminais multimodais
Created with Sketch. Pontes e Viadutos

Para saber mais sobre os projetos e serviços relacionados com este subsetor, contacte-nos.

Created with Sketch. António Campos e Matos
Scroll Up