Ciência

Conferência “Sustainable Mobility Infrastructure”, Porto 2022

27 Julho, 2022

O GEG organizou, em conjunto com o ICPMA, a conferência “Sustainable Mobility Infrastructure” que decorreu na Alfândega do Porto.

O evento teve a duração de dois dias e reuniu profissionais das diferentes áreas da engenharia, arquitetura, gestão de projetos, contratação, num fórum dinâmico onde foram aprofundadas e promovidas soluções sustentáveis para as infraestruturas de transportes.

O evento foi um sucesso, para o qual muito contribuiu o apoio e patrocínio de diversas associações e empresas: Mota Engil, Grupo ACA, Gabriel Couto, Infraestruturas de Portugal e Rabco, Ordem dos Engenheiros, região norte, Riskconsultan, iC Consulenten, Siemens, Trenmo, PBRC, AICCOPN, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra, Associação Comercial do Porto e a IACES Porto.

Dia 1

A manhã do dia 1 foi dedicado às infraestruturas sustentáveis, com enfoque em áreas da ferrovia como considerações a ter na seleção do alinhamento ferroviário em estudos de viabilidade e no suporte do BIM na decisão de soluções mais sustentáveis; as medidas de mitigação do ruído; os estudos de impacto ambiental e social em linhas de alta velocidade.

Durante a tarde, o painel “How to connect people in a better way?” reuniu diferentes abordagens sobre a gestão de projetos na área da construção. Desde a gestão de risco, aos novos métodos de contratos alternativos em projetos de infraestruturas de grande dimensão, passando pelo FIDIC e pelo IBPDI.

Dia 2

O final do dia 1 e inicio do dia 2 foram marcados pelo enfoque na Mobilidade Urbana. Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre sistemas alternativos tais como sistemas de mobilidade aérea avançada e a utilização de teleféricos em cidades. Aprofundaram-se os desafios dos projetos “zero-emission”, tanto ao nivel da mobilidade como dos edifícios associados; o impacto da perceção do tempo na mobilidade e as implicações nas estações intermodais consequentes destas alterações.

O painel seguinte, ainda da parte da manhã, centrou-se na necessidade de se utilizar materiais de forma distinta nos projetos, de modo a darmos cumprimento às exigências ambientais. Desde a possibilidade de utilização de lixo na construção, à redução da quantidade de solos rejeitados nas terraplenagens, à importância das medições do comportamento da infraestrutura para permitir otimizações na manutenção e operação da mesma.

Da parte da tarde, a Alta Velocidade esteve presente em todas as apresentações. Primeiro do ponto de vista da operação e manutenção, focando-se nas principais ferramentas e tecnologias que apoiam essa fase do projeto. De seguida, no aprofundamento de casos e tendências na alta velocidade, ao nível dos comboios, túneis e infraestrutura ferroviária.

Além do conhecimento partilhado, o evento permitiu uma rica troca de contactos, conversas e experiências, que muito enriqueceram estes dois dias tão bem passados à beira-rio.

 

 

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