A requalificação e ampliação da EB1 de Vermis, em Moreira de Cónegos, transformou as instalações existentes numa escola para o século XXI.
Quando um projeto chega ao fim, e acompanhamos o projeto desde uma fase inicial até à conclusão da obra e inauguração da mesma, cumprindo com sucesso o fim para o qual foi projetado, orgulhamo-nos do trabalho realizado e damos assim sentido ao trabalho desenvolvido pelas equipas de projeto.
O envolvimento do GEG teve início com a associação ao gabinete de arquitetura AND-RE, com a apresentação da proposta vencedora no concurso público de ideias, promovido pela CM Guimarães. O projeto teve um investimento superior a dois milhões de euros.
O projeto foi desenvolvido recorrendo a ferramentas BIM, que se revelaram essenciais na coordenação e resolução de todos os problemas antecipadamente, durante a fase de projeto. Isto permitiu que a execução fosse bem sucedida cumprindo com o prazo e orçamento estipulados.
A conceção de soluções duráveis, quer pela escolha de opções construtivas adequadas, quer pelas tecnologias ao nível das instalações empregues, permitem esperar que este equipamento venha a ter um excelente desempenho ao longo dos anos, assegurando aos seus utilizadores conforto e ótimas condições para o desenvolvimento e ensino.
O projeto inaugurado em Junho deste ano, foi apontado pela diretora do Agrupamento de Escolas, Maria Jesus Carvalho, como sendo “muito significativo”. “Podemos contar com um centro escolar para o desenvolvimento das atividades letivas que estes alunos merecem”, destacando a a criação de uma biblioteca, polivalente e parque para as crianças do pré-escolar na transformação de “uma escola para o século XXI” e para “uma educação de excelência”.
LER MAIS: Ampliação da escola EB1+JI de Vermis
O Presidente da Junta de Freguesia, António Brás, salientou que “esta é uma obra para várias gerações” atendendo à profunda reformulação, e acrescentou tratar-se de “uma escola pública com meios e equipamentos, corpo docente e colaboradores de excelência”.
O GEG foi responsável pelo desenvolvimento do projeto de execução das estruturas e fundações, redes de abastecimento de água, saneamento e drenagem, instalações mecânicas, rede elétrica, iluminação, acústica, ruído e vibração, telecomunicações e fez a assistência técnica em obra.