Este projeto referiu-se aos acessos terrestres a uma plataforma logística que compreendia três novas zonas, ocupando uma área total de 86 ha e fez parte do projeto de expansão do Porto de Leixões. Os acessos formaram um novo ramal ferroviário com uma extensão total de 1.820 metros e uma nova via rodoviária com aproximadamente 1.200 metros de extensão.
Os primeiros 1.100 metros do ramal ferroviário são de via única e os restantes são de via dupla. A estrada deverá ter 2 vias de trânsito, com 15,6 metros de largura de troço pavimentado, que inclui a possibilidade de adaptação de uma nova via de trânsito no futuro, dependendo do fluxo de tráfego.
No projeto foram previstos dois nós de ligação rodoviários, sendo um deles com a VILPL, a estrada de ligação direta ao Porto de Leixões.
O traçado rodoviário definido para estes acessos implicou a construção de dois viadutos rodoviários, três viadutos ferroviários e uma passagem inferior rodoviária.
Para os viadutos rodoviários, com vãos máximos de 25 metros, foram estudadas e apresentadas duas soluções possíveis, considerando apenas a utilização de betão aplicado in situ ou integrando elementos pré-fabricados.
Os viadutos ferroviários consistiram em soluções simples, com a exceção da ponte sobre o Rio Leça, que apresentou uma extensão total de 310 metros, divididos em 11 vãos.
Este projeto inclui-se no vasto portfólio de projetos do GEG no Porto de Leixões – uma das mais importantes infraestruturas portuárias e de comunicação marítima de Portugal – onde o GEG tem desenvolvido, há mais de duas décadas, uma ampla e contínua atividade em múltiplos domínios.