SOBRE
O aterro de resíduos industriais em Viana de Castelo, Norte de Portugal, foi construído em 2007 para recolher os resíduos industriais não-perigosos da empresa Portucel, produtora de papel.
O GEG foi responsável pela fiscalização da obra e monitorização e controlo dos trabalhos, que incluíram a aprovação dos materiais e processos construtivos, dos procedimentos de controlo de qualidade, acompanhamento laboratorial e do planeamento da obra.
O aterro de resíduos industriais tem uma área aproximada de 38.000 m2. A sua capacidade é de aproximadamente 18.000 toneladas por ano para um período estimado de 10 anos. O projeto incluiu o sistema de drenagem de águas contaminadas, águas pluviais e biogás, de bombagem de água, de infraestrutura elétrica, de impermeabilização e as estradas de acesso.
Um dos trabalhos mais importantes envolveu a adequada barreira de impermeabilização da base e dos taludes das duas células do aterro, no sentido de assegurar as condições necessárias de impermeabilização e a proteção dos recursos geológicos e geohidrológicos.
O projeto compreendeu a escavação de 100.000 m2 de solo e a construção de 15.000 m2 de aterro, reutilizando os solos escavados previamente e solos de empréstimo.