A segunda fase de execução da presente empreitada pretende finalizar a construção do desvio do Caneiro da Damaia, iniciado com as obras do Túnel de Benfica na CRIL. Com as obras do Túnel de Benfica, na CRIL, foi realizada a primeira fase do desvio, mantendo-se todavia o traçado original. Com este projeto foi concluído o desvio do Caneiro da Damaia, permitindo uma beneficiação do sistema de drenagem de águas pluviais desta zona.
A infraestrutura insere-se ao longo da Estrada A-da-Maia, na Amadora, e termina na interseção com o caneiro de Alcântara, junto ao Mercado de Benfica, na caixa L3CD. A extensão deste troço apresenta 340 m, sendo constituída por 105 m de estrutura em cortina de estacas com 2 níveis de escoramento (zona mais funda) e 235 m de box-culvert pré-fabricada pelo método construtivo “Cut&Cover” com recurso a entivações provisórias. A secção do caneiro é retangular de dimensões 5,0 x 2,5 m2 e a profundidade máxima atinge os 11 m. Existe uma caixa de acesso intermédia (M1CD) e uma caixa de interseção com o caneiro de Alcântara (L3CD).