SOBRE
O Funicular dos Guindais que liga a Avenida Gustavo Eiffel e a Rua Augusto Rosa foi originalmente projetado por Raul Mesnier no final do século XIX e desenvolve-se paralelamente à muralha Fernandina. Depois de mais de um século de inatividade causado por um grave acidente, este ícone da cidade foi totalmente recuperado no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
Solução geotécnica e estrutural
O estudo compreendeu a caracterização do maciço de fundação da muralha, com base nos resultados obtidos na campanha de prospeção realizada. Após se ter procedido à caracterização geológico-geotécnica do maciço rochoso, realizou-se a classificação do mesmo utilizando alguns sistemas de classificação de maciços rochosos.
Elaborou-se uma campanha de instrumentação da muralha, com monitorização e acompanhamento do comportamento da estrutura aquando da construção do Funicular dos Guindais. Para além do estudo geológico e geotécnico, o GEG assegurou os projetos de estruturas e fundações do viaduto, túnel e estações.
O Funicular faz o seu percurso sobre uma estrutura metálica em viaduto que acompanha o perfil íngreme da encosta. Foram encontradas diferentes soluções de pilares para o viaduto, sob o qual foi também criado um sistema de cascata escavado na própria rocha, de forma a tirar proveito estético do escoamento das águas pluviais.
Mais do que um mero meio de transporte, o Funicular dos Guindais permite fazer um passeio entre duas zonas emblemáticas do Porto e usufruir de uma esplêndida perspetiva sobre o Douro e a Ponte D. Luiz I projetada por um discípulo de Gustave Eiffel.