SOBRE
King Abdullah Economic City, também conhecida por KAEC, é uma nova cidade na Arábia Saudita, criada para desenvolver uma economia mais diversificada e sustentável.
Com uma área de desenvolvimento total de aproximadamente 180 km², e uma população prevista de 2 milhões de residentes, a cidade está localizada a cerca de 100 km a norte de Jeddah, entre o Mar Vermelho e a autoestrada Jeddah-Yanbu.
O KAEC é uma de um conjunto de novas cidades em construção para estimular a economia da Arábia Saudita. Esta cidade é especificamente financiada pelos fundos privados da “Emaar, The Economic City” e o governo criou uma autoridade única para regular as diversas cidades económicas.
A sua construção está em curso e as expetativas são que termine em 2025.
Gozando de uma localização estratégica na região, espera-se que a cidade se torne numa das cidades mais importantes não só na Arábia Saudita, mas de toda a região.
Na vanguarda de todo o plano de desenvolvimento do KAEC está o “Industrial Valley”, o qual cobrirá uma área de cerca de 63 km² e que pretende constituir um novo polo de negócios e atrair um número grande indústrias ligeiras e de logística.
A visão do Industrial Valley é tornar-se o centro regional preferencial para indústrias de produção e logística, contribuindo para a criação de emprego e desenvolvimento económico da Arábia Saudita.
O Industrial Valley constitui a base para mais de 120 empresas globais, regionais e locais que optaram por fazer do KAEC a sua localização preferencial na Arábia Saudita e na região.
Depois de uma primeira participação bem-sucedida na Fase 3 do “Industrial Valley”, cobrindo uma área de cerca de 8,2 km² (820 hectares), o GEG foi novamente chamado para desenvolver na íntegra os projetos de infraestruturas públicas e toda a rede rodoviária da Fase 4 do “Industrial Valley”, localizado na parte nordeste do KAEC.
Trata-se de uma área total de cerca de 560 hectares (5,6 km²).
Os projetos são desenvolvidos em três fases (“Scheme Design”, “Detailed Design” e “Tender Design”) para 6 lotes distintos (A, B, C, E, E e F), sendo que o lote B já se encontra em construção e o lote C encontra-se em fase de concurso.