Em 2010 a empresa gestora da infraestrutura ferroviária portuguesa, REFER, abriu uma importante ligação para a rede ferroviária nacional, considerando-a como uma prioridade nas orientações estratégicas para o setor ferroviário.
A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, com aproximadamente 8,8 quilómetros de extensão, tem como principal objetivo a distribuição da carga que entra e que sai do Porto de Aveiro. Esta nova ligação ferroviária permite a ligação direta à rede nacional ferroviária (Linha do Norte e Linha da Beira Alta) e como tal a ligação à Plataforma Multimodal de Cacia.
O projeto de construção da Plataforma Multimodal de Cacia surgiu da necessidade de criar uma infraestrutura de apoio ao porto de Aveiro, numa perspetiva multimodal (ferroviária e marítima) de forma a permitir um escoamento de mercadorias de e para o porto, de importância local, regional, nacional e internacional. A necessidade de uma infraestrutura ferroviária associada a uma plataforma multimodal, vem no seguimento das estratégias comunitárias de intermodalidade no geral, isto é, na interligação entre os diferentes modos de transporte (marítimo, ferroviário, rodoviário e quando aplicável também aéreo). Com o alargamento do porto de Aveiro, torna-se fundamental colmatar essa necessidade nacional, que se revela imprescindível na expansão do porto.
O GEG realizou para a Fiscalização uma série se serviços de consultoria relacionados com a fundação e tratamento de taludes e leito de pavimento em estradas e linhas férreas.