SOBRE
A Estação D. João II era, na altura da construção, uma estação terminal da Linha Amarela do Metro do Porto. O projeto desta estação compreendeu uma subestação de alimentação elétrica de tração, prolongamento do metro e das infraestruturas ao longo de 350m, e sistemas de telecomunicações e de sinalização, para apoio de uma grande parte desta linha. Como não existia espaço para a construção desta subestação à superfície, o GEG projetou uma estrutura subterrânea, sob a estação.
A profundidade máxima de escavação foi de cerca de 6,30 metros, suportada por perfis verticais e pranchas de madeira. Os perfis verticais foram colocados antes de começar a escavação, e as pranchas de madeira foram colocadas à medida que a escavação prosseguia. A estrutura de contenção provisória foi suportada por escoras.
Um dos principais desafios foi o projeto e construção da estação de metro, no centro de uma das avenidas mais movimentadas de Gaia, e tornar a linha de metro compatível com a rodovia paralela.
O GEG foi o responsável pelas fases de Estudo Prévio, Anteprojeto e Projeto de Execução de todas as especialidades, incluindo a assistência técnica, apoiado pela estrita relação com a empresa Metro do Porto.