Created with Sketch.
Transportes - Infraestruturas

Metro do Porto – Linha e Rotunda da Boavista

Created with Sketch.
Transportes - Infraestruturas

Metro do Porto – Linha e Rotunda da Boavista

Created with Sketch.
Transportes - Infraestruturas

Metro do Porto – Linha e Rotunda da Boavista

Created with Sketch.
Transportes - Infraestruturas

Metro do Porto – Linha e Rotunda da Boavista

SOBRE

O âmbito do trabalho compreendeu o projeto integral da nova Linha da Boavista e o projeto de inserção do Metro na Rotunda da Boavista, na cidade do Porto.

A Linha da Boavista, que, a ser construída, terá uma extensão de aproximadamente 7 km, ligando os concelhos do Porto e Matosinhos. No âmbito deste projeto, conta-se a requalificação urbana da maior avenida portuense, a Avenida da Boavista, envolvendo a renovação da superfície e das infraestruturas existentes.

O projeto envolveu uma intervenção de arquitetura significativa com benefícios ambientais e sociais inerentes, bem como a requalificação desta parte da cidade promovida pela construção desta linha de metro.

A fim de preparar a Avenida da Boavista para receber a linha de metro no futuro, o GEG projetou as intervenções necessárias e realizou a assistência técnica em obra para apoio da requalificação urbana da avenida (passadiços, desvio de infraestruturas, etc.) entre 2004 e 2005.

Ainda no que diz respeito à prevista Linha da Boavista, merece especial menção o projeto de inserção do Metro numa zona emblemática da cidade – a Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida como Rotunda da Boavista – projeto que consiste numa intervenção urbanística de fundo, que implicou a reabilitação da via rodoviária, jardim e passeios, concebida pelos arquitetos Siza Vieira e Souto Moura.

A intervenção na Rotunda da Boavista, para a inserção do metro, incluiu o planeamento urbano da zona envolvente, a reabilitação de um edifício com 500 m2 para um café e restaurante, um túnel pedonal e o consequente desvio de todas as infraestruturas (rede de águas pluviais e drenagem de águas residuais, eletricidade, telecomunicações e gás).

Pretendeu-se, com a construção deste túnel, ligar a atual estação da Casa da Música à futura estação da Av. da Boavista, integrando este percurso na Casa da Música e na Rua 5 de Outubro, por intermédio de acessos exteriores. Este túnel pedonal com 300 m de comprimento insere-se numa zona com densidade média de edificações e de arruamentos, com tráfego rodoviário intenso. Todo o percurso do túnel será efetuado por tapetes rolantes.

A solução estrutural definida para o túnel consistiu numa cortina de estacas com 0,60 m de diâmetro afastadas de 0,80 m. Esta estrutura de contenção é completa na fase de construção por uma laje de solidarização, que inclui vigas pré-esforçadas.

Factos
Created with Sketch. Ano: 
2003-2008
Created with Sketch. Cliente: 
Metro do Porto, S.A.
Created with Sketch. Serviços: 
LOCALIZAÇÃO
Porto, Portugal