A Pedreira de Gouvães, através das suas instalações para exploração do maciço granítico existente na região, será responsável pelo fornecimento de agregados às centrais de betão de apoio à construção do sistema electroprodutor do Tâmega (SET).
O SET é constituído por 3 barragens, sendo a Iberdrola o Dono de Obra deste empreendimento. A pedreira ocupa uma superfície de cerca de 278 mil metros quadrados, sendo a área de exploração cerca de 133 mil metros quadrados e a área da instalação de cerca de 142 mil metros quadrados.
O GEG foi responsável pelo desenvolvimento do Projeto de Execução de diversas especialidades, nomeadamente:
Com base na definição fornecida da instalação industrial e de todos os equipamentos necessários, o GEG foi responsável pela coordenação das diversas especialidades de projeto, em articulação com o cliente (DST), com o Dono de Obra (Iberdrola) e com alguns dos fornecedores específicos da obra como sejam os pré-fabricadores das box-culverts para os pontões e do projetista da superestrutura dos silos.
De salientar que as soluções propostas tiveram em conta o facto de, após o período de exploração, será necessário proceder ao desmantelamento da pedreira e respetiva recuperação paisagística do local.