A fase 2 do porto pioneiro de descarga (PMOF – Pioneering Marine Off-Loading Facility) na foz do Rio Morebaya integra o projeto de Simandou. O projeto de Simandou é um empreendimento à escala mundial de extração de minério de ferro da Rio Tinto localizado na Guiné Conacri.
Este porto pioneiro integra o conjunto de obras preparatórias com vista a permitir a importação de bens e materiais para a fase de construção principal, a qual inclui um porto novo definitivo de águas profundas, uma extensa linha férrea e muitas outras infraestruturas como sejam a combinação da construção de novas estradas e a beneficiação de estradas existentes.
As instalações marítimas compreendem rampas de desembarque, ancoradouros de descargas gerais e pesadas (heavy-lift), ancoradouros para navios e embarcações do tipo Roll-on/Roll-off (RO/RO) e um terminal para receber navios-tanque de combustíveis. Serão utilizadas embarcações de cargas pesadas (heavy-lift) com gruas incorporadas para fazer a carga/descarga para as áreas em terra.
As instalações em área seca englobam as infraestruturas e serviços, edifícios, instrumentação mecânica e elétrica, sistemas de comunicação e controlo de suporte ao funcionamento do PMOF.
O âmbito do trabalho do GEG consistiu no desenvolvimento integral do anteprojeto das especialidades referidas. Foi ainda apresentada uma solução alternativa para as instalações do cais em elementos pré-fabricados de betão. Neste âmbito foram desenvolvidos estudos de Value Engineering, projeto de estruturas e pavimentação, do ancoradouro de descarga, de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas, e do plano de segurança.