Enrocamento
500
m3
O aproveitamento hidroelétrico de Foz Tua situa-se no rio Tua, afluente da margem direita do rio Douro, a cerca de 1,1 km da confluência destes dois rios. Este aproveitamento é constituído por um só escalão. Na central hidroelétrica estão instalados dois grupos reversíveis com uma potência total de 270 MW.
A missão do GEG foi o projeto de proteção das cotas inferiores da linha ferroviária do Tua, entre o apeadeiro da Brunheda (km 21+200) e a estação de Abreiro (29+250), face à construção do aproveitamento hidroelétrico de Foz Tua (AHFT), mais especificamente devido à influência da futura albufeira.
A avaliação da necessidade de reforço e/ou proteção destas estruturas (taludes, aterros, muros, órgãos de drenagem, pontes, etc.), justifica-se pelo facto de estar prevista a reabertura da circulação ferroviária entre a Brunheda (21+200) e Mirandela (51+054) no âmbito do plano de mobilidade turística.
O presente estudo assentou nas seguintes etapas principais: inspeção no local para caracterização e levantamentos topográficos, avaliação e caracterização, no sentido de diagnóstico e definição das intervenções necessárias. Na conceção do projeto teve-se consciente o valor patrimonial e a beleza natural da envolvente.
500
m3
200
m3
700
m
23
PH
Principais intervenções