A estrutura que foi objecto de intervenção é um edifício de excepcional interesse e valor patrimonial que se localiza na cidade do Porto, junto do rio Douro na Marginal.
O museu está localizado na antiga Central Termoeléctrica de Massarelos, uma central que foi construída com o objectivo de produzir energia para alimentar os veículos de tracção eléctrica que circulavam na cidade do Porto. Trata-se de um projecto da autoria do Engenheiro Couto dos Santos, cuja construção foi concluída em 1915. O edifício é composto por duas grandes naves que abrigavam a casa dos geradores do vapor (caldeiras) e a casa das máquinas.
O projeto do GEG incluiu no seu âmbito a inspeção das estruturas e o projeto de reabilitação estrutural. A reabilitação teve como objetivo o prolongamento da vida útil da estrutura, tendo sempre em mente o princípio da reversibilidade, preservando a integridade da estrutura original.
O Museu do Carro Eléctrico assume como sua missão preservar, conservar e interpretar, em benefício do público, espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto.