SOBRE
O GEG elaborou os projetos de execução de beneficiação e reforço dos túneis ferroviários de Caíde, Campainha e Gaviara da Linha do Douro. Este projeto foi realizado com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos túneis e permitir a eletrificação futura das ferrovias.
Estes túneis centenários em via única balastrada (bitola ibérica) foram construídos entre 1876 e 1878 e perfazem um total de 1.571 para os túneis da Linha do Douro, tendo a extensão do maior túnel 1.086 m (túnel de Caíde). Em 2019 os túneis foram colocados em operação, permitindo que a viagem de comboio entre Porto e Marco de Canaveses passasse a ter uma duração de uma hora e quinze minutos.
- Túnel de Caíde
Este túnel tem 1086 metros de comprimento, enquadrando-se na via balastrada única da ferrovia do Douro. O túnel atravessa uma formação geológica granítica, encontrando-se revisto por alvenaria de granito. Na inspeção do túnel, foram detectadas patologias típicas desse tipo de túnel, como infiltração de água, vazios no contorno da alvenaria e degradação da argamassa nas juntas da alvenaria.
- Túnel da Campainha
Algumas das soluções para melhorar a segurança dentro e fora do túnel incluíram a reabilitação e melhoria do revestimento, a introdução de novos nichos, o rebaixamento da via para permitir a futura eletrificação da ferrovia, a melhoria das inclinações do portal e a implementação de um novo sistema completo de drenagem. O túnel foi construído antes de 1878 e tem um comprimento de 227 m.
- Túnel de Gaviara
Foi construído em 1878 e tem um comprimento de 227m.
Projeto de reabilitação
O âmbito, prestado integralmente pelo GEG, e cujo principal objetivo é de incrementar as condições de segurança da circulação ferroviária no local, compreendeu a inspeção integral e detalhada dos túneis, a elaboração do projeto de beneficiação do revestimento em alvenaria e secções não revestidas, a execução de nichos e câmaras de serviço, a estabilização dos portais e taludes de emboquilhamento, a execução de um novo portal, o rebaixamento de via e de plataforma; o projeto de via, o reforço lateral dos hasteais, o melhoramento da drenagem transversal e longitudinal, a avaliação da substituição/reutilização da superstrutura de via e o plano de segurança e saúde. Esta empreitada de beneficiação e reforço foi adjudicada na sequência de concurso público tendo 100% dos trabalhos sido resultantes de projeto a cargo do GEG.