O Túnel de Barbados composto por dois túneis independentes destinados a tráfego rodoviário unidirecional, com uma extensão de 480 m, está inserido na Subconcessão do Pinhal Interior, cruzando uma pequena colina em Coimbra.
O túnel foi executado pelo método NATM numa extensão de 468 m. Os portais foram executados pelo método “cut-and-cover” numa extensão de 6 m em cada extremo, resultando nos 480 m de extensão total. Mesmo tendo uma extensão total inferior a 500 m, o túnel foi executado com base na Diretiva Europeia nº. 2004/54/CE, que define os requisitos mínimos relativos à segurança em túneis rodoviários longos, na rede rodoviária transeuropeia.
A secção transversal de ambos os tubos foi definida para acomodar 2 vias com 3,5 m, bermas e passadiços em ambos os lados, com 1 m e 0,75 m, respetivamente. Os diversos tipos de suporte foram desenvolvidos com respeito aos tipos de solo e condições-limite particulares (sobrecarga, etc.). A proximidade de edifícios também foi considerada no sentido de limitar os assentamentos superficiais.
As áreas definidas para os portais do túnel, com sobrecarga considerável, resultaram na escavação de vários taludes permanentes. Adicionalmente, uma vez que os tubos têm o mesmo comprimento e o alinhamento apresenta uma curva ligeira, o portal a Norte tem uma abertura entre as saídas dos túneis. Sendo assim, foram desenvolvidas análises de estabilidade e geometria para os taludes temporários e permanentes sobre os portais, com o objetivo de controlar as suas interferências nas infraestruturas e edifícios existentes nas imediações do túnel.