SOBRE
Os maiores desafios deste projeto são o estreito corredor no trecho final, devido à elevada densidade de construção, e as áreas inundáveis na proximidade ao rio Torto.
Constitui objeto da presente prestação de serviços o desenvolvimento do Estudo Prévio e Projeto de Execução da Variante do Cávado, no Troço compreendido entre o Nó de Ferreiros e a Av. do Estádio em Frossos, localizado nos distritos de Braga, concelho de Braga.
O GEG é responsável pela totalidade das especialidades, incluindo Traçado, Pavimentação, Estudo de Tráfego, Ambiente, Obras-de-arte, Geotecnia, geologia, iluminação, drenagem, entre outros e ainda pelos trabalhos auxiliares tais como levantamentos cartográficos/topográficos, prospeção geológico-geotécnica e contagens de tráfego.
A Variante do Cávado, na sua globalidade, tem uma extensão total aproximada de 17,7 km, sendo que atualmente está construído um trecho de 1900m, construído no âmbito da construção dos acessos à zona comercial, Nova Arcada.
O lanço que faz parte do âmbito do presente projeto tem uma extensão de aproximadamente 3,6 km, incluindo ramos do nó de Ferreiros, três rotundas e os restabelecimentos de todas as vias intercetadas pela Variante. Desenvolvendo-se o seu alinhamento numa direção preferencialmente sul/norte, o lanço encontra-se totalmente inserido no concelho de Braga.
Figura 1 – Traçado Base da Variante do Cávado no trecho em estudo
3
rotundas
70
km/h
O trecho em estudo da Variante de Cávado será dimensionado para uma velocidade de projeto de 70 km/h, e com um perfil transversal para acomodar duas faixas de rodagem com duas vias cada, separador central, bermas interiores e exteriores e passeios laterais.
Figura 3 – Perfil Transversal Tipo da Viante do Cávado
Os maiores desafios do projeto estão relacionados com o estreito corredor disponível para implantação da via no seu trecho final, atendendo à elevada densidade de construção e à proximidade ao rio Torto e respetivas áreas inundáveis. A intervenção terá de acautelar a ocupação de leitos de cheia e a minimização dos impactos do escoamento para jusante da via, com a criação de bacias de retenção para atenuação dos picos de cheia.
Por estas razões a disciplina de Ambiente apresenta, neste estudo, um papel fundamental na viabilização do empreendimento e na mitigação dos impactos menos positivos.
Figura 4 – Simulação de áreas inundadas na zona envolvente à implantação da Variante do Cávado