O GEG desenvolve projetos na área da geotecnia ambiental, em particular, estudos de reabilitação e descontaminação de solos e aquíferos, projetos de aterros sanitários e de resíduos industriais e mapas de risco geológico e geotécnico.
Uma maior consciência ambiental dos espaços urbanos tem vindo a promover a transformação de áreas onde se localizaram indústrias, no passado, em novos espaços verdes, de habitação ou outras utilizações sociais. É neste enquadramento, e de modo a reduzir riscos ambientais e sociais, que a geotecnia ambiental poderá atuar através da implementação de medidas para a descontaminação dos solos.
Os projetos iniciam-se com o Plano de Investigação de contaminação, cujos resultados servirão de base ao desenvolvimento dos estudos de avaliação do ambiente. Estes estudos culminam com a apresentação de soluções técnicas que minimizem os riscos ambientais.
Outro domínio da geotecnia ambiental prende-se com a necessidade de serem criados aterros sanitários ou de resíduos industriais. Através do estudo da geologia e geotecnia local, o projeto desenvolve-se de modo a criar uma base geotécnica sustentada, que permitirá um eficaz armazenamento dos resíduos e não permita a contaminação das áreas envolventes.