As obras em estruturas e infraestruturas ferroviárias são das mais exigentes no que se refere ao projeto.
Estas infraestruturas ferroviárias têm de ter e manter, valores elevados do nível de desempenho, por forma a assegurar a qualidade e segurança do transporte. Os projetos da via-férrea, na sua perspetiva geométrica e cinemática do material, da engenharia da plataforma, dos impactos dinâmicos, das estruturas, etc., são portanto de grande exigência.
O foco na dinâmica, que se destaca na alta velocidade, passando pelo transporte industrial, portuário, metro e elétrico é também uma das nossas especialidades neste âmbito.
Do olhar ao conforto dos passageiros, à máxima segurança na estabilização das encostas e plataformas, passando por estações subterrâneas, túneis, pontes, viadutos, ou à superfície o GEG acumula em cada projeto o conhecimento específico de cada especialidade e a experiência em diferentes setores.
Esta é também uma das áreas de excelência de inovação, investigação e desenvolvimento do GEG. Através da parceria com a Universidade do Porto, o GEG tem vindo a apoiar, em coordenação com os projetos em que participa, a realização de mestrados e doutoramentos.