Ao realizar o interface entre o mar e a terra, um porto é o centro de uma rede de logística dinâmica e multimodal, sendo um importante potenciador do crescimento da economia local e regional. Os portos estão em constante mudança e modernização, adaptando-se às novas tecnologias e necessidades das regiões onde se inserem.
A experiência do GEG no desenvolvimento de projetos em portos iniciou-se em 1990 com a elaboração do projeto de reabilitação da ponte móvel para a APDL. Desde aí, o GEG tem vindo a realizar, de forma contínua, projetos em diferentes áreas para a modernização do Porto de Leixões, com destaque para os projetos de reorganização rodoviária e ferroviária, túneis e viadutos, reabilitação de cais e marinas.
Mais recentemente, o GEG expandiu a sua atividade geograficamente, tendo desenvolvido estudos e projetos noutras cidades em Portugal, como Aveiro, Lisboa, Sines e Figueira da Foz, e internacionalmente, em Moçambique, Venezuela e na Guiné. Neste setor, entre os clientes do GEG figuram empresas de construção, entidades concessionárias, autoridades portuárias e empresas públicas e privadas.
Um porto requer a existência de estruturas marítimas, mas estas não se resumem aos portos. A engenharia marítima e costeira atua na interação da costa com o mar, na interação entre as novas estruturas e o meio ambiente.
O projeto de estruturas especiais em ambiente marítimo é baseado na experiência GEG em geotecnia, ambiente, hidráulica e engenharia civil e é também suportado por uma rede de empresas especialistas, laboratórios e universidades que desenvolvem estudos, modelos, análises e projetos.
O GEG tem projetado intervenções e soluções especiais de engenharia para projetos complexos, de grande e pequena dimensão no âmbito das Obras Marítimas. Entre os trabalhos projetados, destacam-se projetos de exutores submarinos e de proteção costeira, ampliação, reforço e reabilitação de terminais, cais e corpos de acostagem e a execução de estruturas de apoio à atividade portuária.