O GEG pretende afirmar-se e confirmar o rigor e a excelência que o tem distinguido ao longo da sua existência. Com base no reconhecimento por parte da sociedade dos seus valores e competências, o GEG pretende assumir-se como uma referência da engenharia em Portugal e no mundo, apoiando-se no trabalho desenvolvido em projetos de escala internacional e de prestígio.
Desse modo, o GEG definiu a sua estratégia de desenvolvimento com o objetivo de criar vantagens concorrenciais com base na diferenciação. Visando a melhoria contínua do desempenho, incluindo ambiental e da segurança e saúde no trabalho, o GEG pretende dar continuidade à sistematização de práticas orientadas para a sustentabilidade.
Neste enquadramento, o Sistema Integrado de Gestão (SIG) representa para o GEG o suporte à criação de um serviço de qualidade e excelência.
O GEG implementa uma gama completa de sistemas de gestão de qualidade, segurança e ambiente totalmente certificados e integrados. Estes procedimentos estão interiorizados na nossa organização e implicam um envolvimento de toda a equipa e uma gestão integrada de todos os processos que decorrem na organização.
O GEG tem disponivel o “livro de reclamações online”, e através do SIG utiliza ferramentas que lhe permite dar uma resposta eficaz aos problemas existentes. O acesso ao livro de reclamações é feito através da plataforma www.livroreclamacoes.pt.
O GEG tem também um canal de denúncias que pode ser acedido através do seguinte link: https: //whistleblowersoftware.com/secure/Canaldedenuncia_GEG
No âmbito do SG, o GEG promove também a avaliação dos seus fornecedores externos e parceiros, de modo a garantir um preço competitivo e a qualidade requerida dos produtos e serviços adquiridos de acordo com as normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO45001: “A organização deve estabelecer e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoração do desempenho e reavaliação de fornecedores externos com base na respectiva capacidade de fornecer processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”. O processo decorre anualmente e os fatores avaliados são: serviço; preço; prazo de entrega e qualidade do produto, incluindo aspetos relacionados com ambiente e segurança.
Neste momento o GEG encontra-se certificado nos seguintes sistemas:
Desde 2003 que o GEG é certificado no Sistema de Gestão da Qualidade, tendo vindo desde aí, a aumentar o âmbito da sua certificação a outros referenciais.
Entre 2012 e 2016, o GEG foi certificado no Sistema de Gestão da Inovação, Desenvolvimento e Inovação implementado na Investigação, Desenvolvimento e Inovação na Conceção e Elaboração de Projetos de Engenharia Civil, de acordo com a norma portuguesa NP 4457:2007. O GEG desenvolveu nesta fase as necessárias ferramentas que suportam o desenvolvimento do IDI na empresa.
Em 2016, o GEG realizou a transição do seu Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, para assegurar a sua conformidade com os requisitos das Normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, e em 2019 procedemos à migração para a ISO45001:2018.
Em 2021, num contexto de pandemia devido à Covid-19 e tendo como objetivo transmitir à nossa equipa, parceiros e clientes, a importância de desenvolvermos um trabalho seguro em contexto pandémico, o GEG abraçou novo desafio ao implementar medidas e desenvolver ferramentas que permitiram a certificação ao abrigo da norma ISO/PAS 45005:2020 – Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – Trabalho Seguro durante a Pandemia COVID-19.
O âmbito da corrente certificação do GEG é a conceção e elaboração de projetos de Engenharia e Geologia, Coordenação e Gestão de Projetos, de acordo com as normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, a ISO 45001:2018.
A política e objetivos do sistema de gestão do GEG assentam na sua missão e direcionam-se segundo linhas orientadoras, vincadas na sua identidade e posicionamento global nos mercados em que desenvolve a sua atividade: