Em 2007, o GEG elaborou e coordenou os projetos de engenharia do Douro Palace Hotel, para a JASE – empresa responsável pela promoção e gestão do empreendimento turístico. O Douro Palace Hotel Resort & Spa está localizado em Baião, tem 60 quartos e uma vista privilegiada sobre o rio Douro.
De forma a respeitar a integração no enquadramento ambiental, cultural e histórico onde se localizava, o projeto tirou o máximo partido do edifício existente, reabilitando-o e promoveu o seu desenvolvimento ao longo dos socalcos do Douro, incorporando os novos edifícios na paisagem, com harmonia. Este esforço, coordenado com a preocupação em obter a mínima pegada ecológica durante a gestão do Hotel foi, este ano, mais uma vez premiado com a nomeação “Chave Verde” – um prémio internacional que promove as boas práticas ambientais na hotelaria.
As opções efetuadas pelas equipas de engenharia e arquitetura, em conjunto com o cliente, como a utilização de painéis fotovoltaicos e o reaproveitamento de águas para a rega dos jardins e agricultura, permitiram que o hotel funcione com 50% de autonomia. Esta é uma importante conquista, não só para a sustentabilidade ambiental, como também para a sustentabilidade económica do empreendimento.
Ver vídeo em http://sicnoticias.sapo.pt/programas/economiaverde/2013-06-17-Turismo-Ecologico.