SOBRE
O projeto consistiu no estudo de viabilidade de uma estrada entre Greenville e Zwedru, na Libéria, com cerca de 185 km de extensão, e que se pretendia transformar numa estrada pavimentada principal e que funcionasse em todas as condições meteorológicas expectáveis para a região.
O resultado desta nova rodovia seria uma estrada mais segura, com uma vida útil expectável de 20 anos e que assegurasse benefícios para a região local, nomeadamente em termos de melhorias dos níveis de saúde e educação.
Devido à necessidade de exportação do minério de ferro e à inexistência de ligações alternativas com os portos, uma opção adicional foi estudada, onde se utilizariam veículos pesados (road train), que transportariam cerca de 200 toneladas de minério de ferro, 5 vezes por dia.
A visita e inspeção ao local compreendeu a completa monitorização ao longo da rodovia, onde foi possível realizar uma análise efetiva às condições gerais da rodovia.
Salientam-se os aspetos relacionados com o alinhamento geométrico, os elementos de drenagem (análise estrutural e hidráulica), a capacidade do solo e as condições estruturais das pontes.
O principal objetivo do estudo foi fornecer ao cliente, Odebrecht, uma lista fidedigna de quantidades e uma definição do âmbito dos trabalhos necessários para permitir uma correta e mais aproximada possível estimativa de custos do projeto, que servirão de base às fases seguintes de Estudo de Viabilidade e Estudo Prévio.
Os estudos incluíram o projeto preliminar de terraplenagens, obras de suporte de terras, traçado, pavimentação, drenagem e estruturas ao longo da estrada para duas soluções: tráfego normal e tráfego pesado de tração. Incluiu ainda a definição do plano de prospeção geológico-geotécnica e o plano para o levantamento topográfico.