SOBRE
O desenvolvimento destes estudos e projetos associa-se ao objetivo do aumento da capacidade de tráfego na Linha de Leixões.
O desenvolvimento destes estudos e projetos associa-se ao objetivo do aumento da capacidade de tráfego, para comboios de mercadorias, de 750m, na Linha de Leixões. Através da intervenção em pontos cirúrgicos pretende-se realizar uma renovação desta infraestrutura, com uma significativa influência no tráfego de mercadorias associada ao Porto de Leixões.
O Porto de Leixões é o segundo maior porto nacional – corresponde a cerca de 23% do movimento portuário nacional, faz parte integrante da Rede CORE dos portos europeus e está inserido no Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes. Estando a operar no limite da sua capacidade no segmento dos contentores, e existindo a possibilidade de incrementar a sua capacidade no período próximo, de elevada importância dado o aumento previsto de exportações da atividade desenvolvida na zona envolvente, as intervenções previstas pelo IP são assim fundamentais na potencialização deste aumento.
Pela melhoria das acessibilidades ferroviárias, as intervenções aqui contempladas têm um impacto elevado na economia local, regional e nacional. A Linha de Leixões é uma ligação ferroviária entre as Estações de Contumil, na Linha do Minho, e Leixões (Porto de Leixões), atravessando os concelhos do Porto, Maia e Matosinhos, em Portugal.
O GEG associou-se em consórcio para dar a melhor resposta a esta importante intervenção. Ao mesmo tempo que foi responsável pela coordenação, assumiu a elaboração de projetos de geologia, geotecnia, ambiente, estruturas e arquitetura.
Principais intervenções
As intervenções de melhoramento da capacidade ferroviária, âmbito da prestação de serviços, ocorreram em diversos pontos e em diferentes áreas. A saber:
- Aumento do comprimento útil da linha de resguardo de Contumil em 230 metros (intervenção 1);
- Aumento do comprimento útil da linha de resguardo de São Mamede Infesta em 180 metros (intervenção 2);
- Reformulação dos feixes de receção/expedição do Terminal de Leixões dotando o terminal de Leixões com linhas que permitam receber/expedir comboios de 750 m de comprimento (comprimento total das linhas a serem reformuladas = 7100 metros), intervenção 3. Esta reformulação implica a execução de uma nova ponte sobre o Rio Leça que permita a implantação de 6 vias (ao invés das 2 atuais). A solução adotada consiste num par de estruturas monolíticas em betão armado divididas em três vãos:15,40+15,40=30,80m.
- Renovação ou adaptação das Instalações fixas de tração elétrica (intervenções em toda a linha, 18 km);
- Reabilitação do existente e/ou implementação de um novo sistema de drenagem adequado (nas três zonas de intervenção);
- Instalação de Infraestruturas de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações (adaptação na intervenção 1 a 3 e entre São-Gemil e Leixões);
- Supressão de 5 passagens e atravessamentos de nível. Estas supressões deverão origem a 2 PIR (passagem inferior rodoviária), 2 PSP (passagens superiores pedonais), 1 rampa metálica pedonal e um restabelecimento rodoviário.
- Edificações: reformulação de 3 Salas de Equipamentos de Telecomunicações (SET’s) existentes, construção de uma SET nova em e de 1 Edifício Técnico novo e 5 novas torres de telecomunicações;
- Catenária existente, instalando compensações e criando novas zonas comuns para assegurar lanços com comprimento até 1400 m (em toda a extensão da Linha de Leixões; 18 km).
- Implementação de um sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP) (intervenção 1 e entre São Gemil e Leixões).