As análises de risco geológico, inicialmente muito ligadas a problemas de taludes e encostas em maciços rochosos, têm vindo a englobar toda uma série de situações que podem de qualquer forma colocar em risco a circulação de infraestruturas de transporte (ferroviárias e rodoviárias) e que estão ligadas à geologia e geotecnia. Assim, os túneis, os muros de suporte, os aterros, as obras hidráulicas e outras, têm vindo a ser enquadradas neste mesmo conceito.
As análises de risco, que tradicionalmente servem como suporte a planeamento das intervenções, têm vindo a ser utilizadas também noutros âmbitos, quer a montante, na elaboração de propostas e contratos de obra, quer a jusante, como instrumentos de planeamento da manutenção.
A forte capacidade técnica que o GEG dispõe aliada a uma vasta experiência na geologia e geotecnia, permite que as análises de risco geológico e geotécnico que desenvolvemos estejam fundadas na mais competente engenharia.
Os estudos de risco geológico e geotécnico que desenvolvemos permitem fornecer ao cliente importantes instrumentos no planeamento de investimentos a médio e longo prazo, incluindo o planeamento de estudos e projetos para as zonas de maior risco, definindo prioridades ou necessidades mais urgentes de intervenção, definindo planos de manutenção, sistemas de alerta ou de deteção de problemas.