As instalações desportivas, estádios e pavilhões modernos de nova geração, ocupam um lugar de destaque nas comunidades onde se inserem, abrangendo também espaços multifuncionais e atuando, adicionalmente, como palco de outros eventos culturais e de entretenimento.
A forma como estas instalações desportivas se inserem na cidade deve ser cuidadosamente ponderada, de modo a valorizar todo o enquadramento ao mesmo tempo que se procura facilitar os acessos e a mobilização das equipas e espectadores.
O projeto das instalações desportivas está focado no seu principal objetivo: serem palco da atividade desportiva, proporcionando condições de elevada qualidade para a prática do desporto, ao mesmo tempo que permitem que os adeptos desfrutem dos eventos e que as tecnologias de informação tenham todas as condições necessárias para a sua correta operação.
No entanto, a tendência da multifuncionalidade das novas instalações desportivas, abrangendo novos espaços comerciais e de entretenimento, aumenta a complexidade destes projetos, em virtude dos diferentes requisitos técnicos dos diversos espaços em termos de conforto e segurança.
Uma vez que são espaços que albergam simultaneamente milhares de pessoas, as condições de segurança destes espaços deverão ser atendidas de forma especial.
No GEG desenvolvemos os serviços de engenharia necessários, dando suporte aos nossos clientes, para que possam atingir os seus objetivos com sucesso. Promovemos soluções de engenharia sustentáveis na construção e operação.
O primeiro grande projeto do GEG neste setor foi o Estádio do Dragão, no Porto, palco do primeiro jogo do Campeonato da Europa de Futebol de 2004. Este estádio constitui uma obra de arte que se destaca harmoniosamente no seu enquadramento urbano e que engloba espaços multifuncionais tais como um museu, clínica, ginásio e escritórios.
Após o sucesso do Estádio do Dragão, o GEG tem desenvolvido projetos de estádios e de grandes complexos desportivos internacionais, principalmente no Médio Oriente e em África. A par desta experiência, o GEG realizou a fiscalização da construção de algumas instalações desportivas no Iraque.