O Complexo Industrial de Botomona foi pensado, como sendo um espaço territorial, no qual se agrupam uma série de atividades industriais e empresariais, funcionando segundo um modelo inovador e sustentável, assente em sistemas ecoficientes ao nível das energias renováveis, tratamento de afluentes e escolha de materiais de construção, entre outros.
Com uma área de 225 hectares, o Complexo Industrial de Botomona localiza-se numa área contígua à estrada que liga Luanda a Malange, entre Catete e Maria Teresa, sensivelmente a 70 km a Este de Luanda.
A área em estudo apresenta uma série de fatores, que poderão contribuir de uma forma decisiva para o sucesso deste conjunto, como sejam a sua proximidade não apenas à rede viária como ferroviária, assim como a passagem do rio Kwanza a Sul.
O Projeto contemplou a execução dos arruamentos, incluindo todas as terraplenagens e geotecnia bem como as infraestruturas dos mesmos (redes hidráulicas, elétricas e telefónicas) de todo o complexo. Este projeto foi desenvolvido desde a fase de conceção até à fase de acabamentos em conjunto com arquitetura.
Propõe-se uma organização interna da área de intervenção dividida em sectores, os quais apresentam características comuns (por exemplo no sector C, propõe-se a localização de pequena e média indústria associada a áreas destinadas a armazenagem), sendo as seus limites perfeitamente ajustáveis e tornando a proposta mais flexível e atrativa.
A já referida proximidade deste Complexo à Rede ferroviária, sugeriu que fosse contemplado nesta proposta, um ramal ferroviário de acesso/apoio a este conjunto, proporcionando assim a localização estratégica de uma Plataforma de Contentores e Mercadorias.